Recomendações – Ideal a dois

You are currently viewing Recomendações – Ideal a dois

Muitos jogos de tabuleiro pedem um grupo para brilharem, mesmo que incluam um “2” no número de jogadores na caixa. Mas muitos são também uma ótima atividade para tempo de qualidade a dois (ou até mesmo sozinho, mas isso fica para outro artigo). Vamos dar algumas sugestões de jogos feitos para pares, ou que funcionam bem com esse número.

Paris: La Cité de la Lumière

 

 

https://boardgamegeek.com/image/5604056/paris-la-cite-de-la-lumiere

Em Paris do final do séc. XIX a eletricidade, ainda na sua infância, começava a espalhar-se pela cidade. Através de colocação de peças, dois jogadores competem pela dominância de áreas enquanto constroem uma atraente cidade. O jogador cujos edifícios terminarem melhor iluminados pelos candeeiros de rua ganha mais pontos.

Nada como um passeio a “Paris” no final de um jantar romântico ainda com as bebidas na mão e uma luz ambiente reduzida.

Exit

Vários são os jogos nesta série, com temas para todos os gostos. Nestes escape rooms numa caixa, os jogadores têm de resolver puzzles e códigos através da dedução de pistas. Como o objetivo é comum, com mais de um jogador o jogo é cooperativo. A experiência é diferente com tamanhos de grupos diferentes, apelando à colaboração e espírito de equipa com o número máximo de jogadores, ou a um desafio menos caótico e mais cerebral a um ou dois jogadores.

Uma ótima solução para um puzzle a dois, para quem prefere cooperação à competição. Tem também um preço acessível, que dada a natureza de uso único do jogo, é equiparável a uma experiência ocasional, ainda mais barato que uma ida ao cinema.

Hive

Um abstrato comparável ao clássico Xadrez, é mais rápido, fácil de transportar e jogar em qualquer lugar, com muito desafio e estratégia para oferecer mesmo a dois oponentes experientes.
O jogo desenvolve-se colocando peças à vez, de forma adjacente, formando uma “colmeia” conjunta. Com dois “exércitos” de insetos diferentes, o objetivo é encurralar a Abelha Rainha do adversário.

https://boardgamegeek.com/image/3155187/hive

Cada inseto tem movimentos e habilidades diferentes cujo papel na estratégia geral se vai desenvolvendo à medida que o jogador adquire experiência com o jogo. Assim, é ideal para dois jogadores regulares que vão evoluindo o seu estilo de jogo em conjunto. Como não ocupa demasiado tempo nem espaço, é fácil regressar regularmente.

Fog of Love

 

Um jogo feito para dois, onde cada um desempenha um dos personagens de um casal, no percurso da sua relação. Com objetivos pessoais diferentes, terão de atravessar as escolhas e turbulências do dia-a-dia de uma relação. Uma comédia romântica com altos e baixos onde as verdadeiras intenções do parceiro estão sempre debaixo de fogo, porque não queremos acabar com o coração partido, mas sim com um final feliz.

https://boardgamegeek.com/image/4092097/fog-love

Boa diversão para amigos e casais, sendo que neste último caso, não é aconselhado jogar como nós próprios no papel de personagens, não vão as escolhas ao longo da história fundir-se com a realidade!

Gloomhaven: Jaws of the Lion

O irmão mais novo do famoso “Gloomhaven”, é mais acessível tanto no preço como na aprendizagem. Não tem o número massivo de cenários do original, e condensa os mapas num livro em vez de utilizar as peças modulares para os montar, mas o núcleo é o mesmo, e o conteúdo continua com quantidade suficiente para uma grande parte dos jogadores nem lhe verem o fim.

https://boardgamegeek.com/image/5900944/gloomhaven-jaws-lion

Para além do estilo “dungeon crawler”, tem um aspeto de puzzle na escolha das cartas que tem as nossas ações, que são limitadas e temos de gerir para não ficar sem nenhuma antes de o cenário acabar.

É uma ótima opção para dois jogadores regulares, podendo especialmente coçar o desejo por aventuras, quando normalmente outras opções do género funcionam melhor com mais jogadores.

Fox in the Forest

Um jogo de cartas simples e rápido. A mecânica de trick-taking, com naipes e trunfos é complementada com cartas com poderes especiais que variam a ordem, os pontos e as regras do jogo.

 

https://boardgamegeek.com/image/4198978/fox-forest

Ganha quem chegar aos 21 pontos ou mais, através dos pontos conseguidos por cada mão ganha. No entanto esses pontos estão dependentes da diferença de mãos ganhas entre o jogador e o adversário. Queremos ganhar a maioria das mãos, mas por pouco. Ganha as mãos todas (ou quase todas) da ronda e levarás 0 pontos enquanto o adversário fica com 6. Isto traz um equilíbrio e jogo de cintura entre os adversários que tem de manter constante controlo nas jogadas que querem ganhar e quando têm que ceder.

Imperial Struggle

Saltando para a outra ponta da balança da complexidade, este sucessor do aclamado “Twilight Struggle” é um jogo de guerra e estratégia a dois para quem prefere um serão a reviver os conflitos económicos e territoriais entre França e a Grã-Bretanha no séc. XVIII.

https://boardgamegeek.com/image/5819607/imperial-struggle

 

Alternando entre turnos de guerra e outros de paz, os jogadores vão lutar pelo controlo de recursos (açúcar, tabaco, peles, peixe, especiarias e algodão) e territórios em quatro regiões. Há muitos sistemas em jogo para mudar o balanço da partida para o nosso lado, é um título com muito para explorar que exige experiência e dedicação. Todos os movimentos vão acabar por nos afetar diretamente, por isso os turnos do adversário, apesar de curtos, são também do nosso interesse.

Azul

Vamos decorar as paredes do Palácio Real de Évora com azulejos. Para além de deslumbrante e cheio de peças satisfatórias ao tacto e ao olhar, é o abstrato nº1 no BoardGameGeek. Um jogo relaxante pela sua progressão ritmada de um puzzle que vamos construindo com as peças disponíveis.

https://boardgamegeek.com/image/4862476/azul

A otimização da pontuação é feita através da criação de padrões e conjuntos, num mecanismo que é fácil de aprender, mas que um jogador experiente melhor saberá aproveitar.

Apesar de ser jogável até 4 jogadores, funciona muito bem a dois, com turnos rápidos que permitem trabalhar para melhorar resultados em jogos consecutivos.

Deixe uma resposta